Uma volta no Lago Negro – Gramado (RS)

Mais que apenas um lago com pedalinho. O Lago Negro em Gramado, no Rio Grande do Sul, é um encanto de mail de 80 mil metros quadrados e proporciona ótimas caminhadas com um cenário de filme. As suas águas são de um tom verde escuro e rodeadas de pinheiros.

O clima é super agradável e contribui para momentos de descanso, contemplação da natureza, bate-papo com os amigos e de namoro para os casais apaixonados. Embora sempre tenha visitantes e turistas, o local é amplo e tranquilo. Dá para curtir numa boa, sem muvuca!

lago negro 04

É possível ainda contorná-lo, a pé ou de bicicleta, por um caminho bem sinalizado e arborizado. Há ainda algumas trilhas entre os pinheiros que te levam a um santuário de Nossa Senhora. O  local conta ainda com charmosos pedalinhos de cisne e de caravelas . O passeio dura em torno de 20 minutos e o valor para duas pessoas é de R$ 20,00 (pedalinho de cisne) e R$ 30,00 (o com formato de caravela). Os pedalinhos funcionam todos os dias entre 8h30min e 18h.

Como o preço estava um pouco salgado e não somos adeptos a pedalinhos, pois sabemos que cansa para caramba ficar pedalando em círculos (rs), preferimos apenas ficar passeando pela margem.

lago negro 02

Como fomos no inverno (aliás, estava um frio do cacete!rsrsrs Só para ter ideia no centro da cidade ao meio dia estava marcando 7ºC), as azaleias estavam por todo lugar, contribuindo para o ar romântico e possibilitando fotos fantásticas.

lago negro 06

lago negro 03

O local possui uma estrutura bem bacana com uma loja da Caracol Chocolates onde se pode tomar um dos melhores chocolates quentes da região e também fazer refeições. Há ainda sanitários, loja de conveniência e uma feirinha com artesanatos típicos da região. Obs: cuidado! Pechinche mesmo, pois como é um ponto turístico, há alguns preços bem “surreais”.


Curiosidade

Realmente o lago é deslumbrante, mas você sabia que ele é um lago artificial? Isso mesmo. O local inicialmente tinha o nome de Vale do Bom Retiro e em 1942 sofreu um grande incêndio. Na tentativa de reconstruí-lo, Leopoldo Rosenfeld iniciou em 1953 o projeto de reflorestamento e construção da barragem. O nome Lago Negro surgiu, pois os pinheiros que existem até hoje foram importados da Floresta negra da Alemanha.

Como ir?

A pé:

É possível chegar ao lago partindo do centro de gramado. A caminhada dura cerca de 30min. Para isso a dica é: um sapato confortável e disposição, já que o caminho é uma boa subida! 😉

De ônibus:

São várias opções. Você pode pegar micro ônibus, chamado Fumacinha, o tipo jardineira ou até mesmo o Bustour que é similar a um ônibus inglês com dois andares e vermelho.

De carro:

Partindo do centro, o caminho é bem tranquilo e sinalizado. O lago possui ainda um estacionamento.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s