Cachoeira de Deus: a mais bela queda d´agua de Penedo (RJ)

Considerada a maior queda d´agua de Penedo, no Rio de Janeiro, com cerca de 15m de altura, a Cachoeira de Deus é perfeita para os que curtem o ecoturismo. O seu acesso se dá por uma trilha de nível fácil que dura cerca de 10min, mas é preciso cuidado, pois há muitas pedras escorregadias e garanto, se não tomar cuidado, levará um baita tombo.

IMG-20151120-WA0006

No local há um grande poço para relaxar e curtir com os amigos ou com a família. Há também um paredão de pedra super convidativo para um “skibunda” e para do prática do rapel. Para armar todo o equipamento de segurança do rapel é preciso pegar outra trilha até um ponto mais alto da cachoeira, mas essa é ainda mais fácil que a primeira.

Depois, é só curtir a descida. Mas, aqui é preciso novamente atenção com as pedras! (Levei alguns tombinhos, mas o pior mesmo foi no final…ao descer o paredão de pedra escorreguei feio e bati o queixo. Mas, sobrevivi e fiquei apenas com uma pequenina cicatriz para contar história!rsrsrs)

Logo, a dica é  ir com alguém que tenha experiência com rapel (como nós fizemos), utilizar todos os equipamentos de segurança e um bom tênis. Acredite é um investimento!

Após a descida é só aproveitar a água cristalina e a natureza. 😉

Quando ir?

Como é uma cachoeira de fácil acesso e próxima ao centro de Penedo, o ideal é ir na época de baixa temporada (março a maio e agosto a novembro). Assim, você evita a “muvuca” e pode aproveitar o local com mais tranquilidade.

Nós fomos num domingo de novembro e como o tempo estava um pouco nublado, ficamos praticamente sozinhos. Dividimos a cachoeira apenas com um grupo de três amigos e um casal. Um pessoal super tranquilo.

O que levar?

Roupas leves e tênis. Melhor ainda se for Hellbender (este item é importante, pois ajudará não só na trilha como também atravessar nas pedras. E no final secará mais rápido que um tênis comum). Não se esqueça do repelente e do protetor solar.

É possível ainda fazer um piquenique com frutas e lanches leves nas pedras ou em uma pequena faixa de areia perto da piscina natural. Só não esqueça de recolher todo o lixo depois! 😉

Como chegar?

Siga a Avenida das Mangueiras sentido bairro Alto Penedo. É só acompanhar as placas indicativas da cachoeira pelo caminho.  Ao chegar no bairro você avistará a entrada da trilha com uma placa (não muito legível). Aí é só estacionar o carro e subir a trilha. Há ainda possibilidade de pegar um ônibus e descer próxima a entrada.

cachoeira_07

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s