Uma forma diferente de conhecer o Corcovado

Corcovado é um dos pontos turísticos mais famosos do mundo e um dos passeios mais bonitos na cidade do Rio de Janeiro. No alto dos seus 704 metros de altitude somos abençoados pela estátua do Cristo Redentor que nos recebe de braços abertos.

Como não gostamos de acompanhar o senso comum, em vez de subirmos de trenzinho até o Corcovado, resolvemos visitá-lo via trilha. Assim, combinei com alguns amigos de nos encontrarmos no estacionamento do Parque Lage às 7h da manhã, mas como de costume atrasamos!rsrsrs Cheguei por volta das 7h45min e o local ainda estava fechado, mais já haviam uns 8 carros na fila para entrar no estacionamento que abre as 8h.

Depois de estacionarmos, tivemos a oportunidade de apreciarmos a beleza arquitetônica do Solar Henrique Laje onde hoje funciona a Escola de Arte. De lá seguimos por uma trilha em meio à floresta. Ao longo do caminho encontramos ruínas de pedra e ele alterna trechos de subida íngreme.

A região abriga locais que apresentam mata primária com espécies raras de vegetação nativa, como o Pau-Brasil e Jequitibás. Os macacos-prego são vistos com muita freqüência na região em busca de alimento. Assim como tucanos, gaviões, esquilos, gambás, entre outros.

Na segunda parte da trilha, exige-se mais esforço físico devido a sua grande inclinação.
Em sua parte final, realizamos uma bonita caminhada próxima a linha férrea do bondinho, em direção ao Cristo Redentor.

A descida pode ser feita de trenzinho ou pela mesma trilha de subida, mas como o passeio foi puxado e todo mundo já está mais prá lá do que para cá, resolvemos descer de trem mesmo.rsrsrsrs

Distância Percorrida (ida e volta): 2,3 km
Tempo Decorrido (ida e volta): 3 horas
Elevação Máxima: 709 metros
Nível do Trajeto: Moderado

Dica: chegue cedo, pois o estacionamento é pequeno, lota rapidamente e em dias de sol, muitas famílias vão ao parque para piqueniques e outras formas de lazer.

Endereço do Parque:

R. Jardim Botânico, 414 – Jardim Botânico, Rio de Janeiro

O que levar?

• Bastante água para hidratação;
  • Alimentos leves, como frutas e barras de cereal ou sanduíche;
  • Isotônicos;
  • Câmera fotográfica
  • Protetor solar;

Com que roupa ir?

• Tênis de caminhada. Aqueles que possuem possa aderência no solado;
  • Roupas leves. Dê preferência bermudas ou melhor calças de tactel;