ROTEIRO DE 1 DIA – LAGO DI COMO, ITÁLIA

Com certeza um lugar que me surpreendeu pela beleza, apesar de o tempo não ajudar muito, foi o Lago di Como, localizado na região da Lombardia, na Itália. Sendo o terceiro maior lago do país, depois do Lago de Garda e Lago Maggiore, com uma área de 146 km² e 410 metros de profundidade, é uma ótima opção de bate e volta para quem está viajando por Milão.

 

Para chegar a Como uma das alternativas mais rápidas é ir de trem. Partindo da estação Milano Centrale há saídas diárias e os bilhetes podem ser comprados diretamente das máquinas de autoatendimento localizadas no terminal. Aqui uma dica: as localizadas no subsolo são mais vazias.

Há ainda a opção de comprar nos guichês ou pela internet, mas a melhor opção, como comentei, é comprar diretamente na estação. Assim, evita-se pagar taxas extras pela emissão do bilhete. É tranquilo…dar para comprar numa boa de um dia para o outro ou no mesmo dia do passeio. De qualquer forma, se quiser dar uma conferida nos preços, pesquisa no site da Trenitalia (www.trenitalia.com).

Nas máquinas não há opção em português, mas existe a possibilidade de comprar em espanhol, o que facilita bastante. Para não errar e parar em outro lugar, pesquise pela opção Como e não lago. Surgirão quatro possibilidades. Escolha Como S. Giovanini, selecione o horário de partida,  1ª ou 2ª classe e selecione a forma de pagamento. Pronto! Seus bilhetes serão impressos e é só aguardar o horário de embarque na plataforma indicada no bilhete.

Não esqueça de validar seu bilhete diretamente nas maquininhas que existem em todas as plataformas, pois durante a viagem um funcionário passa para conferir os bilhetes e, caso não estejam validados, você pagará uma multa bem salgada.

A viagem dura cerca de 1h20min. No dia da nossa visita o tempo estava nublado e chegou a garoar um pouco, fazendo um pouco de frio, mais nada que tirasse a vontade de explorar esse lugar tão lindo. Saindo pela estação, descemos a escadaria e andamos por duas quadras arborizadas até chegar ao lago que fica em frente a Piazza Cavour.

 

No início ficamos meio perdidos, mas há placas de sinalização e a maioria das pessoas que saltam, geralmente turistas, vão para o Lago. Aí é só seguir o fluxo. 😉

18

Chegando, que vista fantástica!!!! 🙂 Demos uma caminhada pelo entorno do lago com suas águas cristalinas, formadas pelas depressões das geleiras derretidas, e rodeado de montanhas em direção ao cais comprar o bilhete para o passeio de barco. Há várias opções de tour: visita para regiões próximas, como Belágio, volta no entorno do lago etc. Como estávamos com o tempo curto, já que retornaríamos a noite para Milão e nessa altura ventava bastante, optamos pelo “Fast Como” que dá uma volta no entorno do grande lago e para em algumas cidades para o embarque e desembarque de passageiros. Confesso que não me lembro bem dos valores dos bilhetes, mas foi algo em torno de 14 euros.

Cada cantinho tem o seu encanto, seu charme. Seja: o funicular subindo no ponto mais alto do lago, nas casinhas coloridas de estilo típico, das árvores e flores que estão por todo lugar. E ainda dá para se surpreender com a visita fofa de alguns “moradores” locais.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Depois do passeio de barco, fomos dar uma volta na cidade. O centro é bem pequeno e dá para fazer tudo a pé tranquilamente. Muitos restaurantes, lojas de souvenirs, cafés, uma feirinha de rua e a linda catedral. O clima de interior e pacto reina bem diferente da agitação de Milão.

 

Ao final do dia, voltamos a pé a estação de trem passando pelas ruas arborizadas e monumentos curiosos. Chegando aguardamos nosso trem tomando um delicioso chocolate quente na cafeteria que fica dentro da estação ao lado esquerdo.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s