Termas de Puritama: Uma tarde nas águas cristalinas e quentinhas do Atacama

Depois de oito dias intensos e de paisagens deslumbrantes no Deserto do Atacama (Chile), deixamos como última experiência as Termas de Puritama. Nesse paraíso, que fica a 30 Km de San Pedro do Atacama, encontramos as termas localizadas no fim de um vale. Sem dúvida ficamos impressionados com o visual ao seu redor. Um verdadeiro Oasis no meio da imensidão desértica!

No total, há oito piscinas naturais com temperaturas diferentes que variam entre os 28Cº e 35ºC e águas cristalinas. Muito quente? Acha que passamos calor? Que nada! Como fomos no inverno, a temperatura ambiente era agradável. Para se ter ideia chegamos lá de casaquinho leve…rsrsrs

É um excelente passeio para quem pretende relaxar depois de fazer vários passeios no Atacama, já que as piscinas naturais são altamente relaxantes e ideais para curtir a natureza. Nós, por exemplo, fizemos um dia depois do passeio no Gêiseres Del Tatio que foi bem cansativo, já que saímos às 5h da manhã para o tour e a altitude.

A uma altura superior a 3.400 metros, as piscinas são abastecidas por águas que brotam do lençol freático a uma temperatura de 33ºC e são consideradas terapêuticas, por exemplo, para o tratamento de reumatismo. Enfim, ideal para você relaxar e esquecer da vida. Recomendamos começar pela última piscina com a água mais “fria”, em torno de 28ºC e subir para as demais até chegar a primeira, a mais quente. Passamos algumas horas perfeitas desfrutando desta maravilha escondida no meio do deserto.  É o passeio perfeito para você relaxar e se sentir o rei do deserto!

Uma boa dica é colocar as Termas de Puritama nos últimos dias do seu roteiro no Atacama, assim você pode relaxar e recuperar as energias que gastou nos dias anteriores. E, diga-se de passagem: foi perfeito para renovar as energias antes de encarar três dias de travessia até  Uyuni (essa aventura contaremos, em breve, num outro post).

Este slideshow necessita de JavaScript.

Como ir?

Fechamos esse passeio com a agência Atakama Cultura Aventura, que fica na Rua Caracolles e é super bem avaliada no TripAdvisor (Obs: Confere lá! 😉 ). Chegando lá basta perguntar pela Valentina, uma Argentina muito simpática e gente fina que consegue ótimos descontos se você fechar vários pacotes.

Para se ter ideia, pagamos 10 mil pesos (Atakama Cultura) + 9 mil pesos chilenos (entrada das termas) por pessoa no passeio que, na realidade, inclui somente o transporte ida e volta, já que a visita é feita apenas em meio dia (Obs: você escolhe a parte da manhã ou da tarde. Nós, por exemplo, fomos a tarde, por ser um horário menos concorrido e ser mais barato. rsrs).

No dia do passeio chegamos a agencia no horário combinado, pouco antes das 15h, encontramos o restante das pessoas que iriam no mesmo carro e partimos. O caminho até a entrada das Termas é rápido, em torno de 25 minutos.

O que levar?

Roupa de banho:  sunga, bermuda, biquini, maiô ou o que achar melhor.

Protetor Solar: afinal no atacama não da pra brincar com o sol (pode não parecer, mais queima muito).

Lanche:  snacks para beliscar são sempre bem vindos.

Chinelo: esse é um dos passeios que da para fazer de chinelo, pois o carro da agencia te deixa na porta. (bom para esquecer o calçado fechado que certamente vocês usarão nos outros dias).

 

Anúncios

1 comentário Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s