Depois de oito dias intensos e de paisagens deslumbrantes no Deserto do Atacama (Chile), deixamos como última experiência as Termas de Puritama. Nesse paraíso, que fica a 30 Km de San Pedro do Atacama, encontramos as termas localizadas no fim de um vale. Sem dúvida ficamos impressionados com o visual ao seu redor. Um verdadeiro Oasis no meio da imensidão desértica!
No total, há oito piscinas naturais com temperaturas diferentes que variam entre os 28Cº e 35ºC e águas cristalinas. Muito quente? Acha que passamos calor? Que nada! Como fomos no inverno, a temperatura ambiente era agradável. Para se ter ideia chegamos lá de casaquinho leve…rsrsrs
É um excelente passeio para quem pretende relaxar depois de fazer vários passeios no Atacama, já que as piscinas naturais são altamente relaxantes e ideais para curtir a natureza. Nós, por exemplo, fizemos um dia depois do passeio no Gêiseres Del Tatio que foi bem cansativo, já que saímos às 5h da manhã para o tour e a altitude.
A uma altura superior a 3.400 metros, as piscinas são abastecidas por águas que brotam do lençol freático a uma temperatura de 33ºC e são consideradas terapêuticas, por exemplo, para o tratamento de reumatismo. Enfim, ideal para você relaxar e esquecer da vida. Recomendamos começar pela última piscina com a água mais “fria”, em torno de 28ºC e subir para as demais até chegar a primeira, a mais quente. Passamos algumas horas perfeitas desfrutando desta maravilha escondida no meio do deserto. É o passeio perfeito para você relaxar e se sentir o rei do deserto!
Uma boa dica é colocar as Termas de Puritama nos últimos dias do seu roteiro no Atacama, assim você pode relaxar e recuperar as energias que gastou nos dias anteriores. E, diga-se de passagem: foi perfeito para renovar as energias antes de encarar três dias de travessia até Uyuni (essa aventura contaremos, em breve, num outro post).
Como ir?
Fechamos esse passeio com a agência Atakama Cultura Aventura, que fica na Rua Caracolles e é super bem avaliada no TripAdvisor (Obs: Confere lá! 😉 ). Chegando lá basta perguntar pela Valentina, uma Argentina muito simpática e gente fina que consegue ótimos descontos se você fechar vários pacotes.
Para se ter ideia, pagamos 10 mil pesos (Atakama Cultura) + 9 mil pesos chilenos (entrada das termas) por pessoa no passeio que, na realidade, inclui somente o transporte ida e volta, já que a visita é feita apenas em meio dia (Obs: você escolhe a parte da manhã ou da tarde. Nós, por exemplo, fomos a tarde, por ser um horário menos concorrido e ser mais barato. rsrs).
No dia do passeio chegamos a agencia no horário combinado, pouco antes das 15h, encontramos o restante das pessoas que iriam no mesmo carro e partimos. O caminho até a entrada das Termas é rápido, em torno de 25 minutos.
O que levar?
Roupa de banho: sunga, bermuda, biquini, maiô ou o que achar melhor.
Protetor Solar: afinal no atacama não da pra brincar com o sol (pode não parecer, mais queima muito).
Lanche: snacks para beliscar são sempre bem vindos.
Chinelo: esse é um dos passeios que da para fazer de chinelo, pois o carro da agencia te deixa na porta. (bom para esquecer o calçado fechado que certamente vocês usarão nos outros dias).
Um comentário sobre “Termas de Puritama: Uma tarde nas águas cristalinas e quentinhas do Atacama”