O que fazer em Florença (Itália) | Roteiro de 4 dias

Florença, capital e maior cidade da região da Toscana. Considerada o berço do Renascimento Italiano e uma das cidades mais belas do mundo, não poderíamos deixá-la de fora do nosso roteiro. E, olha, é linda mesmo!

Nossa temporada na região foi durante o mês de maio, em plena Primavera. E foi a melhor escolha que fizemos. Florença estava super florida e o clima, então, para lá de agradável. Nada daquele calorão europeu ou frio extremo.

Diferente de Roma e seu ar mais urbano, Florença tem um clima mais pacato e por onde se olha se vê artistas e prédios e igrejas com arquitetura única e ricos de história.

O QUE FAZER?

1 º Dia

Galleria dell´Accademia – A nossa primeira parada foi nesse museu que reúne obras de arte importantes do fim do período gótico até o final do século XIX e abriga ainda o famoso Davi de Michelangelo, estátua que é conhecida no mundo inteiro e impressiona pelo tamanho e a beleza. Por conta disso, acredite, a fila para visitar o museu já é grande desde às 8h da manhã. Esse foi o motivo de decidirmos comprar o ingresso pela internet (http://www.accademia.org/). Não pegamos os ingressos na própria bilheteria e entramos direto no museu, no horário agendado, e melhor, sem pegar fila. Depois daremos mais detalhes do passo a passo da compra do ingresso e por que é tão vantajoso, mesmo pagando o IOF do cartão.

Piazza della Santissima Annunziata  – Demos uma volta rápida nessa praça que no seu centro que possui a estátua de D. Fernando I de Medici e onde também está localizada a Basílica da Anunciação, um dos edifícios religiosos mais importantes de Florença. Este é um ótimo lugar para se ambientar com o clima da cidade e apreciar sua arquitetura.

Catedral de Santa Maria del Fiore – A nossa terceira parada foi na famosa Duomo de Florença que estampa todos os cartões postais. Sua cúpula imponente é possível de ser vista de qualquer lugar da cidade. Afinal, a igreja é gigantesca! Possui 153 m de comprimento, 90 m de largura e a cúpula 54m. O seu interior é totalmente diferente, sendo mais simples com o seu imenso pé direito e paredes brancas e de pedra. O destaque fica por conta dos vidrais que retratam a vida de santos e das pinturas que contam diversas passagens bíblicas. Sem falar que lá é possível ainda admirar no interior da cúpula com a maravilhosa pintura do Juízo Final de Federico Zuccari.

Obs: se prepare para pegar fila para visitar a igreja, pois sempre há concentração de turistas, mas vale super a pena!

Basílica de São Lorenzo – Da Duomo de Florença andamos só um pouquinho em direção a Basílica de São Lorenzo para apreciar os trabalhos de Michelangelo e Donatello. Em comparação com a Duomo a sua fachada é bem mais simples, mais no seu interior vem a surpresa: afrescos, esculturas, paredes brancas e colunas de pedra. No local há ainda o túmulo da família Medici – família com forte influência política em Florença.

2 º Dia

Bate-volta até Siena e visita a vinícola em Chianti – Depois de um almoço delicioso no Mercado Centrale. Fizemos um passeio de bate-volta até Siena para conhecer a famosa cidade medieval e apreciar o pôr do sol. De lá fomos participar de um jantar de degustação em uma vinícola em Chianti. Fizemos o passeio pela Viator, mas essa é uma história para outro post. Em breve, contaremos com detalhes como foi a nossa passagem por Siena.

3 º Dia

Bate-volta até Assis – No nosso segundo dia em Florença aproveitamos para conhecer a belíssima cidade de Assis onde nasceu o santo São Francisco. Dessa vez fizemos o trajeto de trem que durou cerca de duas horas e meia. Sim, a viagem não é das mais confortáveis, mas vale a pena para contemplar essa cidade linda e ver cada lugar onde o santo cresceu.

4 º Dia

Igreja de Santa Maria Novella – No nosso terceiro dia pela capital da Toscana decidimos descobrir mais novidades da cidade. Assim, logo cedo fomos conhecer a igreja de Santa Maria Novella fica próxima à estação de trem de mesmo nome.O seu interior é um dos mais ricos em detalhes com afrescos, pinturas e relíquias. Aproveitamos ainda para curtir a praça super florida onde ela se encontra. Um charme só! Obs: a igreja funciona todos os dias e o ingresso custa 7,5 euros.

Piazza della Repubblica – Depois fomos caminhar pelo centro histórico de Florença e encontramos a charmosa Piazza della Repubblica. Uma das praças principais da cidade onde milhares de artistas, pintores e músicos se apresentam, crianças brincam no carrossel e as pessoas tomam um cafezinho nos restaurantes e bares próximos.

Piazza della Signoria – A nossa próxima parada foi na Piazza della Signoria que fica bem em frente ao Palazzo Vecchio, onde fica a prefeitura de Florença. Ela é um verdadeiro museu a céu aberto onde você pode contemplar as esculturas de grandes artistas, como a réplica do David de Michelangelo. Nela é possível ainda visitar a Galeria Uffizi onde é possível ver a famosa Vênus de Botticelli.

Ponte Vecchio – De lá cruzamos a Ponte Vecchio que cruza o Rio Arno e é famosa por abrigar diversas joalherias. Na Segunda Guerra Mundial, a ponte foi uma das raras construções que não foi danificada.

Jardins Boboli – Ao chegarmos ao final da Ponte Vecchio, caminhamos mais um pouco admirando a arquitetura da cidade até o Jardins Boboli. Um maravilho e imenso (Acredite, é quase impossível andar tudo. Principalmente, com sol intenso) jardim. Nele é possível ver flores típicas da região, árvores muito bem cuidadas, a Fontana Di Nettuno e locais que parecem até um labirinto natural. Ótimo para sentar, relaxar e apreciar a vista para a cidade. Ele abriga ainda o Museu de Porcelana, o Museu de Prata e o Museu do Traje.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s