Parque Penhasco Dois Irmãos no Rio de Janeiro: por que você tem que visitar agora?

Não tão badalado como o Forte de Copacabana e o Mirante Dona Marta, o Parque Natural Municipal Penhasco Dois Irmãos, ou popularmente chamado Mirante do Alto Leblon, não fica atrás de outros pontos turísticos do Rio de Janeiro.

Perfeito para um passeio de final de semana, o parque tem entrada gratuita, fica localizado no bairro do Leblon e possui quatro mirantes com vistas espetaculares da cidade, como o Corcovado, a própria praia do Leblon, a Lagoa Rodrigo de Freitas, o Jardim Botânico, a Hípica, entre outros.

Mirante Parque Dois Irmãos
Parque Penhasco Dois Irmãos

Além disso, o parque possui algumas trilhas. Uma delas leva até o pé do Irmão Menor e tem 1,5km. Há sinalização no local, mas confesso que quando fomos não vimos ninguém fazendo o trajeto. Também não resolvemos encarar, pois estava aquele sol a pino estilo verão, sabe? rs

Ao chegarmos lá o que mais nos surpreendeu foi a conservação de toda a área bem como a sua limpeza. Passeando pelo parque conseguimos observar diversas árvores e espécies de plantas e animais, como os micos-estrela.

Parque Arborizado

Lembrem-se não alimentem os animais! Isso os afeta drasticamente. Deixe a natureza seguir o seu curso natural.

Após subirmos a segunda ladeira até os dois outros mirantes encontramos um parque para as crianças, decks de madeira ótimos para sentar e relaxar, e até mesmo fazer um piquenique. Quando fomos ainda havia uma festa de aniversário rolando por lá.  Além disso, a estrutura do parque conta com bebedouros, banheiros (essa parte achamos um pouco abandonadas…) e quadras poliesportivas. Ah, ainda vimos um pequeno lago lindo com diversas vitórias-régias e palmeiras.

Palmeiras do Parque

Segundo Mirante Parque Dois Irmão

Visual do Rio de Janeiro

Durante o passeio é possível encontrar esculturas de Oscar Niemeyer e também um memorial em homenagem as vítimas do voo AF447 da AirFrance, em 2009, com uma placa de vidro com 228 gaivotas, representando os passageiros desaparecidos no acidente.

Memorial Parque Dois Irmãos
Memorial em homenagem às vítimas do Voo da Air France

Regrinhas básicas

É permitida a entrada de alimentos e bebidas, mas nem precisamos falar que é proibido jogar lixo no chão ou na mata, né? Há lixeiras por lá. Logo, lixo no lixo pessoal!

Também não é permitido caçar e/ou capturar, abandonar e alimentar os animais do parque bem como danificar ou extrair as plantas locais. Além disso, não é a permitida a entrada de animais domésticos.

Curiosidades

O parque foi criado há 26 anos e está localizado em uma área de preservação ambiental. O local possui ainda painéis solares que garantem a manutenção da energia por até três dias.

Como chegar?

O Parque Penhasco Dois Irmãos fica ao final da Praia do Leblon e o ideal é ir de carro, táxi ou Uber, pois há uma ladeira bem íngreme até a entrada principal. Mas, se você tiver disposição, pode ir à pé (Não deu para gente!rsrsrsrs). Nesse caso, o ideal é pegar o metrô e saltar na estação General Osório e de lá pegar um uber ou um táxi até o começo da subida.

É só pegar o caminho em direção a Av. Niemeyer através da Gávea e subir a Rua Aperana. É bem sinalizado, mas caso fique na dúvida é só colocar no GPS que não tem erro. 😉

Chegando lá há estacionamentos que, embora pequenos, dá para parar tranquilamente, já que o lugar não fica lotado de turistas.

Horário de funcionamento: 8h às 17h

Endereço: Rua Aperana, Leblon – RJ

 

Anúncios

2 comentários Adicione o seu

  1. Que lugar lindo! Já fiquei com vontade de conhecer! Obrigada pelas sugestão e pelas dicas!!!

    Curtir

    1. De nada!!! 🙂 Esperamos que vocês gostem!!

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s