Certificado Internacional de Vacinação: para que serve e como tirar

Muitas pessoas acham que ter o passaporte em mãos ou até mesmo o RG, dependendo do país, é o suficiente para garantir a viagem. Não é bem assim…é preciso também estar atento e levar sempre o restante da documentação, como por exemplo o Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP).

O que é o Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP) e por que ele é tão importante?

O Certificado nada mais é que uma carteira de vacinação internacional, na qual você tem como comprovar aos agentes de imigração de que tomou todas as principais vacinas, como por exemplo, a da Febre Amarela, e não representa assim nenhum risco para a população do país o qual você pretende viajar. Dessa forma, os países se protegem para que determinadas doenças não entrem e/ou se espalhem em seu território.

Como atualmente muitos países estão exigindo o CIVP, além do visto, é importante que você já tenha esses documentos em mãos. Do contrário, ficará barrado na imigração e ninguém quer isso, não é mesmo?

Dentre as pessoas que podem tirar o certificado, estão brasileiros e estrangeiros a partir de nove meses de idade. E aqueles que tomam a dose única da Febre Amarela estão protegidos por toda a vida, ou seja, a validade da vacina não expira. Isso devida determinação, desde 2016, da Organização Mundial da Saúde (OMS). Assim, ao olhar no campo de validade do cartão é possível ver a expressão “for life” (para toda vida).

Diferente de quem toma a dose fracionada da febre amarela. Nesse caso, é preciso tomar nova vacina, em um posto do SUS ou no particular, e só depois solicitar o certificado internacional.

Quais países exigem o CIVP?

Muitos países exigem o Certificado Internacional de Vacinação. Para se ter ideia, nós já utilizamos os nossos na Bolívia, Tailândia e Colômbia.

Para conferir se o seu destino exige o certificado, acesse o site da Anvisa, clique em “Exigência de viagem”, escreva o destino desejado e pronto: o site fornecerá um formulário completo com todas as informações necessárias.

Como tirar o certificado?

Com a nova regra não é mais necessário ir pessoalmente a um Centro de Orientação para Saúde do Viajante ou um posto de saúde que emita o documento. Agora, só é fazer o pedido do CIVP on-line, mas lembre-se que para conseguir o certificado é preciso tomar as vacinas exigidas pelo o país o qual você viajará. Veja o passo a passo abaixo:

  1. Tome a(s) vacina(s) no posto de saúde e não deixe de pegar o seu cartão de vacinação normal. Outra coisa importante: tome a vacina com antecedência antes da viagem. A da Febre Amarela, por exemplo, tem que ser tomada pelo ao menos 10 dias antes do embarque;

2. Faça o cadastro no portal de serviços do governo, clique em “solicitar” o CIVP, preencha todos os seus dados e envie anexas fotos do documento de identidade e do comprovante nacional de vacinação, depois clique em “enviar solicitação”;

3. Em seguida você receberá um email de confirmação.

4. Após 05 dias úteis a Anvisa responderá, por email, a solicitação com o CIVP em anexo para impressão, caso o pedido seja aprovado.

Já aqueles que não podem tomar a vacina da febre amarela, por exemplo, por causa de alguma restrição de saúde, deve pedir um atestado de isenção de vacina, o qual substitui o Certificado Internacional de Vacinação. Para isso, é preciso imprimir um modelo de formulário no site da Anvisa  e levá-lo a um médico para que ele faça uma avaliação médica e assine o documento.

No grupo de isenção da vacina febre amarela estão: crianças com menos de nove meses de idade; mulheres que amamentam crianças menores de seis meses; pessoas alérgicas a ovo; pessoas com HIV ou que estejam em tratamento de radioterapia, quimioterapia e imunosuprissores; aquelas que possuam alguma doença autoimune. De qualquer forma, pode haver pessoas que possuam alergia à vacina. Nesse caso, deve-se procurar um médico imediatamente para que ele avalie a contraindicação.

Então, ta esperando o que para tirar o seu?

Confira aqui 07 sites para economizar em passagens aéreas.

Um comentário sobre “Certificado Internacional de Vacinação: para que serve e como tirar

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s