Food Tour em Tel Aviv: uma manhã provando as delícias de Israel

Um dos passeios mais diferentes e interessantes que fizemos em Israel foi o Local Food Experience com o pessoal do Abraham Tours, que é um tour gastronômico no bairro Neve-Sha´anan, um dos bairros mais emblemáticos de Tel Aviv. E o melhor: com o um guia que é morador da região!

Além de andar pelo Carmel Market – famoso mercado de rua da região e que abre todos os dias, exceto no Shabat – e pelas ruas do bairro, aprendemos um pouco mais sobre a cultura, costumes e história dos israelenses. Esse é um passeio novo, foi criado há seis meses.

O ponto de encontro foi no Abraham Hostel Tel Aviv, onde começamos o tour conhecendo os outros participantes do passeio e tomando uma limonada com hortelã, bebida muito ingerida no verão israelense. De lá partimos para a nossa primeira parada foi em Nachalat Binyamin, a primeira passagem para pedestres de Tel Aviv e que possui lojas de artesanatos e artigos têxteis. Esse é um local digamos boêmio, já que cantores se apresentavam e se apresentam hoje nas varandas dos prédios ao redor. Depois o guia nos levou para o Bairro Lemenita para entendermos mais sobre a cultura. A primeira parada foi para degustação das famosas burekas, de origem turca, mas adotada pelos países balcãs e Israel. As burekas são uma massa folhada, super leve, assada e que podem ter diversos recheios, como carne, queijo, legumes etc, e são servidas com picles, tahine ou um molho de pimenta. Uma delícia!

Depois tomamos o Arak, uma bebida tradicional de Israel e da Palestina feita de uvas com infusão de anis, e que possui um alto teor alcoólico. Geralmente, ele é tomado como um digestivo.

As deliciosas Burekas
Arak, bebida forte e doce israelense

De lá caminhamos mais um pouco para conhecer as típicas casas israelenses que antigamente tinham seus muros decorados com conchas, ouvimos a história dos locais e visitamos um ateliê de arte que fica localizado próximo ao Carmel Market e é aberto à visitação. Passamos também em frente a sinagogas e conhecemos mais sobre suas diferenças e como algumas são abertas ao público LGBT.

Depois fomos a uma loja de especiarias, comandada a três gerações pela mesma família. Lá tivemos a oportunidade de provar o Zaatar, uma mistura de temperos verdes, como por exemplo: tomilho, sumagre e gergelim torrado. É super popular em Israel e nos países árabes. E também comemos as famosas tâmaras, a fruta dos deuses. As de lá são tão doces que parecem feitas de mel.

As casas mais tradicionais possuem os muros decorados com conchas
Ateliê de arte em Tel Aviv
Aprendendo um pouco mais sobre a arte e os artistas locais
As ruas próximas ao Carmel Market são uma graça

E a comilança não parou! A quarta degustação do tour foi o Hummus. Para provarmos o prato, fomos até um restaurante, no coração do Carmel Market, que lembra uma sinagoga. O curioso é que o ambiente calmo do restaurante faz a gente até esquecer por um momento a confusão e o vaivém do mercado do lado de fora.

De barriga cheia seguimos para provar os doces! O primeiro foi o halva, um típico doce israelense. Confessamos que a aparência não é das melhores, pois parece um pudim que não deu certo. Mas, a textura é similar a de uma paçoca e os sabores infinitos. Pode ser de gergelim, canela, pimenta e outras especiarias, chocolate etc. Geralmente, com mais de um ingrediente…e na banca do Carmel Market quem acerta todas as especiarias que tem dentro do doce, ganha um inteiro. Mas, já adiantamos que é muito difícil acertar, pois a mistura é tão intensa que é preciso de muito mais que um paladar apurado.  

Halva – doce típico israelense

Por último, fomos nos refrescar do calorão como fazem os israelenses (o verão é intenso em Israel) provando um Malabi, um manjar geladinho com uma calda doce e alguns toppings que você pode escolher na hora. O nosso tinha coco, amendoim e cookie. Leve e saboroso. Os israelenses comem esse doce também no happy hour para bater-papo com os amigos. E por fim, tivemos uma breve aula de gamão, jogo que os locais gostam de praticar nos momentos de lazer.

Provando o Malabi

O tour gastronômico em Tel Aviv foi sem dúvida uma experiência cheia de novidades e sensações. Nunca tínhamos feito um tour  assim e ficamos impressionados com a quantidade de coisas que aprendemos através da culinária local e também com a história do bairro.

O que levar?

  • Água
  • Tênis
  • Chapéu ou boné para se proteger do sol (caso você visite Israel no verão)
  • Muito apetite! (acredite! Come-se muito!)

Dias e Horários

O Local Food Experience acontece todas as segundas e quartas das 11h às 14h.

Obs: As comidas do tour são todas vegetarianas e ainda há opção vegana para quem quiser.

Preço:

US$ 34,00 (R$ 140,00)

Obs: os hóspedes do Abraham Hostels têm 10% de desconto.

Onde comprar o tour?

É possível comprar os ingressos do tour e escolher as datas através do site do Abraham Tours.

*Passeio feito em parceria com a Abraham Tours.

Preparando a próxima viagem? Então, reserve aqui!

Quando você faz uma reserva com o link do nosso blog ganhamos uma pequena comissão que nos ajuda a manter o Cariocas Pelo Mundo e a produzir cada vez mais materiais e dicas de viagens para vocês! Ah! E você NÃO paga ou é taxado a mais por isso. 😉

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s