Como fazer um tour gastronômico em Buenos Aires?

Em nossas viagens sempre tentamos conhecer o máximo dos pontos turísticos e, principalmente, da gastronomia local, pois além de provarmos comidas diferentes, também conseguimos conhecer um pouco mais sobre as cidades e seus costumes. Por isso, sempre que podemos fazemos um tour gastronômico e com Buenos Aires não foi diferente. Pesquisando descobrimos que a Aguiar Buenos Aires possuí um tour gastronôm ico em Buenos Aires que dura praticamente metade do dia e passava por diversos lugares interessantes. Embarcamos na hora!

Para iniciarmos o tour fomos até o restaurante Chori, localizado em Palermo Soho. Lá encontramos o nosso grupo, em torno de 7 pessoas, e a nossa guia, que aliás era uma brasileira que mora há alguns anos em Buenos Aires. A primeira comida argentina que provamos o cachorro-quente argentino, o Choripán ou Chori que é um sanduíche de pão com linguiça cozida na brasa e que possui diversas variações. Das mais simples só com linguiça e molho chimichurri, o qual é muito consumido na porta dos estádios de futebol, até os mais encorpados com saladas, molhos especiais e até mesmo pimenta. O sanduíche é enorme, bem servido e substitui tranquilamente uma refeição.

O famoso choripán

De lá andamos pelas ruas charmosas e grafitadas de Palermo Soho até a nossa segunda parada: a Malbequería para degustarmos o legítimo vinho malbec acompanhado de empanadas. O local é muito charmoso com uma área interna aconchegante e outra áera externa super fofa. A sommelier nos explicou mais sobre o vinho malbec, suas características, sua importância na cultura portenha e a melhor forma de degustá-lo. Assim como as empanadas, as quais aliás estavam deliciosas. Delicadas, levinhas e com recheios bem saborosos.

As ruas grafitadas de Palermo Soho
Provando os vinhos argentinos
Vinho malbec e empanadas

Depois de tanta comilança, foi a hora da sobremesa. Fomos a uma gelateria italiana comandada por um legítimo mestre sorveteiro italiano, a Antiche. Lá aprendemos um pouco sobre a história da gelateria, porque os argentinos gostam tanto de sorvete, como surgiu o doce de leite e degustamos alguns dos sabores de gelato, como fruta do bosque, maracujá e claro de doce de leite. O mais legal é que vimos o processo de fabricação do gelato de doce de leite e foi justamente este que comemos! Sem falar que o ambiente da gelateria é super fofo, confortável e faz lembrar aqueles típicos restaurantes italianos…

O maravilhoso sorvete de doce de leite

Por último, claro, passamos em uma loja que vende todo tipo de produto com doce de leite, dos tradicionais doces, a alfajores, licores etc. O melhor é que além de provar diversos tipos de doce de leite argentino, a nossa guia Rachel Oliveira nos explicou mais sobre os doces premiados, suas diferenças, como cada um é consumido, entre outras curiosidades.

Conhecemos e degustamos ainda os alfajores do tipo que é mais conhecido, ou seja, com a cobertura de chocolate e também o de maisena que é tão bom quanto o primeiro. Sem falar no licor de doce de leite…e para aqueles que quiseram levar as delícias para casa, foi dado desconto por serem clientes da Aguiar Buenos Aires.

Doce de leite argentino
Licor de doce de leite

Ao final do tour gastronômico, que durou cerca de 3 horas, ainda ganhamos mimos da Aguiar Buenos Aires: um guia de bolso sobre a gastronomia argentina, tudo traduzido para o português, típico alfajor e uma garrafa de Fernet, bebida amarga e muito consumida pelos argentinos. Para ter ideia, eles chegam a consumir 13 milhões de litros por ano.

Duração: 3h

Local: bairro Palermo Soho

Informações e preço do tour: info@aguiarbuenosaires.com

*O tour gastronômico em Buenos Aires foi realizado em parceria com a Aguiar Buenos Aires. Apesar disso, o relato da nossa experiência é idôneo e traduz a realidade do que experimentamos e concluímos do passeio. As informações aqui descritas são livres de qualquer contraprestação.

5 comentários sobre “Como fazer um tour gastronômico em Buenos Aires?

  1. Eu adoro conhecer a gastronomia dos locais, mas nunca fiz um tour gastronômico. Achei super legal o seu relato e me deixou com água na boca. Humm, e esses alfaores e os licores de doce de leite 🙂 deve ser uma perdição!! Adorei.

    Curtir

  2. Os sabores locais dizem muito sobre uma cidade: uma viagem cultural pelo paladar! Adoro Buenos Aires e acho que as empanadas argentinas são as melhores do mundo! Assim como o doce de leite, embora já faça um bom tempo que não coma mais, por ter me tornado vegetariana. 🙂

    Curtir

  3. Amei essa ideia de tour gastronômico em Buenos Aires, não tinha pensado nisso, mas tem tanta coisa boa por lá.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s